45 termos contábeis mais utilizados e que todo contador deve saber
Para ser um contador de sucesso certamente envolve estar alinhado a novas tecnologias, ter pensamento estratégico, entender muito bem a realidade da empresa do cliente, dos modelos de negócio, além de dominar idiomas estrangeiros e estar sempre se atualizando.
Contudo, de nada disso vale se o profissional não dominar também os termos utilizados na rotina da profissão. A figura do contador é protagonista nas tomadas de decisão das empresas. Por isso, conhecer os termos a seguir é da maior importância.
Acompanhe e seja um contador de sucesso!
Termos muito utilizados na contabilidade
Acionista: pessoa física ou jurídica que possui parte das ações e do patrimônio líquido de uma empresa. Existem dois tipos: minoritário e majoritário. O minoritário possui cotas pequenas de ações e não tem direito a voto. Já o majoritário tem direito a voto e detém uma quantidade de ações suficientes para exercer o controle de uma empresa.
Alíquota: Percentual ou valor fixo que se aplica para o cálculo de um tributo.
Amortização: extinção ou redução parcial de uma dívida com pagamentos periódicos em que cada uma das parcelas é parte do valor total da dívida, incluídos os juros. Geralmente, é usada em empréstimos bancários e compra de imóveis.
Balanço patrimonial: é uma demonstração contábil que tem por finalidade mostrar, qualitativa e quantitativa, a situação patrimonial e financeira da empresa. Companhias que negociam ações na Bolsa têm obrigação de divulgar esses dados.
Balanço social: Conjunto de dados que demonstram as atividades de uma empresa com a sociedade. Seu propósito é publicar a gestão econômico-social e o relacionamento com a comunidade na qual ela está inserida, apresentando o resultado de sua responsabilidade social.
Capital social: valor que os sócios ou acionistas estabelecem para aplicar no início da empresa.
Certificado Digital: Arquivo de computador que contém um conjunto de informações referentes à entidade para o qual o Certificado foi emitido, seja uma empresa ou pessoa física.
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL): fornece a movimentação de todas as contas do Patrimônio Líquido, com indicação do fluxo de uma conta para outra, origem e valor de cada acréscimo ou diminuição.
Déficit: define o resultado negativo originado por despesas maiores que receitas.
Despesas: Gastos que contribuem indiretamente para a geração de receita, são todos aqueles que não estão relacionados diretamente ao processo de transformação ou produção de bens e serviços, estes são classificados como custos.
Estoque: Todos os bens da empresa que são destinados à venda ou ao consumo. Variam de acordo com a atividade exercida pela entidade.
Exercício social: período de 12 meses em que, ao final, ocorre o encerramento e publicação das demonstrações contábeis, com balanço das atividades da empresa, em que são calculados lucros, impostos e dividendos.
Escrituração Contábil: A escrituração contábil é a base principal de todas as técnicas contábeis praticadas pelos escritórios de contabilidades, é através dela que o contador realiza o planejamento demonstrativo, analítico e auditor, em suma, sua finalidade é a de informar de forma clara e objetiva as informações sobre todo processo de controle financeiro e fiscal da entidade.
Faturamento: é o total da receita de bens ou serviços vendidos em um período específico.
Fluxo de caixa: controla a movimentação financeira de determinado período, com registro de entradas e saídas.
Gasto: são saídas de dinheiro da empresa. Pode ser custo, investimento ou despesa.
Incentivo fiscal: redução ou extinção de cobrança de um imposto com o objetivo de melhorar a economia de determinado segmento.
Investimento: são os recursos reservados e investidos em ações, participações, títulos ou qualquer outro ativo além da atividade principal da empresa. O objetivo é gerar ganhos patrimoniais ou intelectuais.
Junta Comercial: Órgão governamental que faz os registros de comércio, como os registros de abertura e fechamento de empresas.
Juros: Taxa de remuneração cobrada pelo uso de um capital tomado como empréstimo ou fornecido a outra entidade, para uso próprio ou para repasse a terceiros.
Lucro bruto: é a diferença positiva entre a receita total e o custo do produto ou serviço.
Lucro líquido: é lucro bruto menos as deduções de imposto de renda e de outras taxas que a empresa ou o profissional deve pagar.
Lucro operacional: é o resultado do lucro bruto deduzido das despesas operacionais, como administrativas, comerciais, financeiras líquidas e tributárias.
Margem de contribuição: indica o quanto sobra das vendas para pagar as despesas fixas e ainda gerar lucros. Serve para calcular a quantidade mínima de produtos que precisará vender para manter o negócio.
Margem: Quantia em dinheiro que sobra da receita obtida por meio da venda de um produto, serviço ou mercadoria. Normalmente é expressa em porcentagens.
Moratória: Bem de propriedade da empresa que tem como propósito a venda para geração de resultados.
Notas explicativas: informações complementares às demonstrações contábeis com esclarecimentos mais detalhados sobre os números apresentados;
Notas promissórias: documento em que o devedor assume a obrigação de pagar determinado valor ao credor, dentro de um prazo estipulado entre eles.
Obrigações: título de crédito em que o devedor assume o dever de pagar determinado valor ao credor em um prazo estipulado entre eles.
Orçamento: Preço aproximado concedido a um cliente pela realização de um serviço.
Passivo: representa as obrigações, dívidas e os deveres financeiros de uma empresa.
Patrimônio Líquido: é a diferença entre o ativo e o passivo da organização. Ou seja, é a riqueza que a empresa possui menos as contas que deve pagar.
Plano de contas: Conjunto de contas ordenadas e organizadas para serem utilizadas no decorrer das atividades de uma empresa.
Receita: consiste na soma de valores recebidos das vendas de produtos ou serviços durante um determinado período.
Regime de caixa: apuração de resultados da empresa considerando a entrada e saída de recursos monetários na data em que ocorreu o fato.
Regime de competência: apuração de resultados da empresa considerando a data da situação que gerou o evento contábil, independentemente de pagamento.
Reservas de Capital: Conta do grupo patrimônio líquido, destinada à classificação de uma parte dos lucros para utilização futura a ser deliberada pela empresa.
Superávit: define o resultado positivo originado por receitas maiores que despesas.
Selic: é a taxa básica de juros da economia no Brasil e uma das ferramentas do Banco Central para controlar a inflação.
Tarifa: Relação oficial das taxas sobre as mercadorias importadas ou exportadas.
Taxa Mínima de Atratividade (TMA): taxa de juros que determina o mínimo de retorno que um investidor espera alcançar com o capital inicial investido. É formada a partir de variáveis como o custo de oportunidade, risco do negócio e liquidez.
Taxa Interna de Retorno (TIR): taxa hipotética calculada por meio dos fluxos de caixa do investimento. É usada para decisão de viabilidade de um projeto, comparada com a TMA determinada pelos sócios ou acionistas.
Tributo: Receita instituída pela União, pelos Estados, Distrito Federal e municípios, compreendendo impostos, taxas e contribuições, nos termos da Constituição Federal e das legislações que tratam de matérias financeiras.
Valor venal: é o valor de mercado definido pelo Poder Público para um bem (imóvel ou terreno), com o objetivo de servir de base para o cálculo de determinados impostos e emolumentos judiciais ou administrativos.
Zerar: Liquidar uma posição em títulos ou obrigações a pagar.