Com As Novas Regras Da Previdência, Como Saber Se É Possível Aposentar?
A Reforma da Previdência de 2019 ocasionou diversas alterações em regras de aposentadoria. Muitos trabalhadores ainda têm dúvidas com relação a esse assunto. Portanto, vamos esclarecer.
Na internet é possível acessar a calculadora do site Meu INSS e fazer a simulação. É bem simples. Todavia, este cálculo só levará em conta os dados que se encontram no sistema do INSS. E se houver algum vínculo que não foi levado em conta?
Por isso, esse resultado gerado por uma calculadora de simulação somente tem validade para consultas, e não como direito à aposentadoria propriamente dito. Caso você tenha cumprido todas as regras, deverá fazer o pedido ao INSS para dar entrada na sua aposentadoria.
Quanto falta para me aposentar?
No Brasil, atualmente, já existem algumas formas de consulta para um contribuinte saber quanto tempo falta para ele se aposentar.
Todavia, devido a mudança que ocorreu com a reforma da previdência de 2019 houve regras de transição que entraram em vigor até 2023. Se você quer ter acesso a essa plataforma e saber como fazer a simulação, só para ver o que a calculadora diz, entre no site Meu INSS. clique em “simular aposentadoria”, insira os dados pedidos e o resultado dirá quanto tempo falta.
Regras de transição
Se você se encontra quase na hora de se aposentar, existem algumas regras que são chamadas de regras de transição. Elas começaram a entrar em vigor após a Reforma da previdência em 2019.
Essas regras são automáticas, e que anualmente fazem com que os benefícios tenham que segui-las anualmente. Sendo assim, procure conferir qual a pontuação você tem de atingir, pois as regras por tempo de contribuição passaram por alterações.
Aposentadoria por idade
Com as novas regras, para se aposentar po idade é preciso que o homem tenha 65 anos e as mulheres 62 anos. Porém, independente do sexo, o tempo mínimo de contribuição que se exige é de 15 anos.
Aposentadoria por tempo de contribuição
Atualmente existem 4 regras de transição para a aposentadoria. Sim, são as regras de transição por pontos.
Nela, há a soma da idade com os anos contribuídos, e para o ano de 2023 ficou fixado as regras de aposentadoria de 90 e 100 pontos para mulheres.
Sendo assim, para se aposentar por tempo de contribuição, as mulheres terão de ter 58 anos e os homens 62 anos.
Em ambos os casos o tempo mínimo de contribuição que se requer é de 30 anos para as Mulheres e de 35 anos para os Homens.
Aposentadoria por pontos
Para o ano de 2023 as regras de transição são as seguintes:
Para Homens: O tempo de contribuição com o INSS terá de ser de no mínimo 35 anos. Deve-se somar junto a idade, e ele deverá atingir 100 pontos para conseguir se aposentar em 2023.
Para as Mulheres: Elas deverão ter o tempo de contribuição mínimo de 30 anos. Deve-se somar com a idade dela, e deverá atingir 90 pontos para conseguir se aposentar em 2023.
Essa regra de transição até o ano de 2028 prevê e foi determinado na Reforma da Previdência de 2019 o seguinte para casos:
Para Homens: Terão de atingir 105 pontos até 2028 para conseguirem se aposentar.
Para Mulheres: Elas terão de atingir 100 pontos até 2033.
Conclusão
Portanto, como pode-se perceber, cada caso é um caso a se analisar. levando em consideração as regras descritas acima, faça uma simulação.
Todavia, o mais recomendável é procurar um advogado especialista em previdência. Ele poderá ajudar na melhor opção e até mesmo somar algum tempo que você trabalhou e que não consta na base de dados do INSS.