SERASA FAZ COMUNICADO IMPORTANTE SOBRE DÍVIDAS ACIMA DE 5 ANOS!
Muitas pessoas se perguntam sobre o destino de dívidas antigas e como estas afetam seu crédito. Especificamente, dívidas que ultrapassam cinco anos geram muitas dúvidas e discussões. A Serasa, uma autoridade no gerenciamento de créditos e dívidas, fornece esclarecimentos importantes para descomplicar essa questão.
Ao contrário do que muitos podem pensar, as implicações de uma dívida não desaparecem magicamente após cinco anos. Essa marca temporal traz mudanças significativas na maneira como uma dívida é tratada tanto pelos credores quanto pelos sistemas de proteção ao crédito, mas as obrigações associadas permanecem em vigor de formas distintas.
Como a dívida influencia o Serasa Score?
Conforme informações fornecidas pela Serasa, uma dívida que atinge cinco anos deixa de afetar diretamente o índice de pontuação de crédito do consumidor, o Serasa Score. Isso pode, de fato, melhorar a acessibilidade ao crédito em outras instituições, no entanto, a empresa originária da dívida ainda pode manter registros internos e exercer atividades de cobrança por meios não judiciais.
A Dívida Caduca?
Na linguagem do dia a dia, diz-se que uma dívida “caduca” após o quinto ano. No fundo, isto se refere ao processo de prescrição de dívida. Depois desse tempo, o credor não tem mais o direito de requerer a quitação da dívida por processos judiciais. Isso também resulta na exclusão do nome do devedor dos cadastros de inadimplentes nas agências de crédito. No entanto, tecnicamente, a dívida continuará existindo.
A Categoria “Prescrita” da Dívida
O termo juridicamente correto para uma dívida que não pode mais ser cobrada judicialmente é “prescrita”, e não “caduca”, como se diz popularmente. Uma dívida prescrita ainda existe formalmente, mas o credor perde o direito de processar o devedor para recuperar o valor. Curiosamente, mesmo com a situação de prescrição, um novo credor ao consultar o CPF do consumidor não encontrará registros dessa dívida.
Estar livre de cobranças judiciais altera notavelmente o cenário para o devedor. No entanto, não implica o fim das responsabilidades do consumidor com relação à dívida prescrita. Os credores ainda têm permissão legal para tentar cobrar a dívida de maneira não judicial, o que frequentemente envolve acordos.
Como o Serasa ajuda na negociação de dívidas?
O Serasa oferece várias ferramentas úteis como o “Serasa Limpa Nome”, um serviço de negociação de dívidas que pode ser acessado via site ou aplicativo móvel. Essa plataforma simplifica a consulta de débitos pendentes e propõe alternativas de acordo que se encaixam nas possibilidades de cada usuário. Através desta ferramenta, é possível regularizar situações de inadimplência de uma forma rápida e prática, contribuindo para a recuperação da saúde financeira do consumidor.
Como regularizar a situação de débitos prescritos?
Uma abordagem prudente para lidar com dívidas prescritas é buscar a sua regularização. Ferramentas como o Serasa Limpa Nome permitem não apenas a consulta gratuita dos débitos como também oportunizam a negociação de acordos com condições facilitadas. Essa negociação é essencial para restaurar a relação de confiança com o mercado e possibilitar futuras transações em bases sólidas.
Portanto, ainda que uma dívida atinja a situação de prescrita, a atitude mais responsável e benéfica a médio e longo prazo é tentar uma negociação para seu ajuste. Isso não apenas elimina possíveis inconvenientes futuros, como também fortalece a integridade financeira do consumidor.00