Carteira de Trabalho Digital. Veja como solicitar o documento
A Carteira de Trabalho Digital pode ser acessada diretamente através de um aplicativo disponível para celulares Android e IOS. O objetivo da versão virtual do documento é facilitar a vida do trabalhador, de modo que conta com diversas vantagens frente ao documento físico.
Vale ressaltar que mesmo após adquirir o documento digital, a versão física do documento continua válida, de modo que ele permanece sendo uma maneira de comprovar seus vínculos de trabalho.
Por sua vez, o que muda, é que todos os novos registros e anotações referentes ao vínculo empregatício serão feitos eletronicamente e poderão ser acessados pelo aplicativo ou pela internet. Cabe salientar que o mesmo vale para registros mais antigos.
Vantagens da CTPS digital
Além do acesso simplificado, ao possuir a versão digital da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), o trabalhador poderá contar com as seguintes funções no aplicativo:
- Consulta e datas de pagamento do PIS/Pasep;
- Repasses do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);
- Depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
- Tempo de serviço em cada vínculo empregatício;
- Pedir o seguro-desemprego;
- Média salarial do titular do documento;
- Gráfico de remunerações;
- Detalhes sobre contratos de trabalho (novos e antigos).
Pedido do documento
Agora que você já conhece as funções da carteira digital, peça o documento seguindo o passo a passo abaixo:
- Caso não tenha, crie uma conta na página gov.br
- Em seguida, procure pela opção Carteira de Trabalho Digital,
- Clique em “Solicitar”
- Vá em “Quero me Cadastrar”
- Preencha seus dados e siga as orientações
- Agora, basta clicar no ícone da Carteira de Trabalho Digital.
Para consultar o documento e as diversas informações nele contido, basta baixar o aplicativo intitulado “Carteira de Trabalho Digital” em seu aparelho celular.